Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver...
O Banco ABN Amro pretende implantar, no início de 2008, um sistema de verificação biométrica de voz de seus clientes em sua sede na Holanda.
Segundo detalhou Mark Wiggerman, representante da instituição na Europa durante o primeiro dia do CIAB 2007, a experiência será feita inicialmente de forma voluntária por parte dos usuários e a expectativa é que atinja a totalidade de 4 milhões de correntistas nos próximos anos.
“Estarão disponíveis informações de extratos, transferências de valores e negociação de ações”, informou.
Questionado se existe previsão para a implantação em outras localidades, inclusive no Brasil, o executivo afirmou que a análise dependerá das gestões locais. “Sempre trocamos informações e o modelo holandês poderá ser levado em consideração. Mas ainda não há previsão sobre disseminação da estratégia”, apontou. O sistema, fornecido pela britânica VoiceVault, está adaptado para o idioma holandês, e precisaria passar por reformulações para ser implantado em outros países.
O uso da biometria para a identificação de pessoas já é realidade e é pouco provável que outro conceito a substitua. O constante avanço das tecnologias de comunicação faz com que haja cada vez mais interação entre as pessoas e aumente a utilização de serviços, principalmente os que estão ligados ao setor financeiro. O fato é que à medida que o acesso à informação aumenta, parece haver a mesma proporção em golpes. Além disso, deve-se considerar que a biometria também pode representar uma comodidade ao usuário, uma vez que está se tornando insuportável ter uma senha para cada serviço utilizado em nosso cotidiano.
Segundo detalhou Mark Wiggerman, representante da instituição na Europa durante o primeiro dia do CIAB 2007, a experiência será feita inicialmente de forma voluntária por parte dos usuários e a expectativa é que atinja a totalidade de 4 milhões de correntistas nos próximos anos.
“Estarão disponíveis informações de extratos, transferências de valores e negociação de ações”, informou.
Questionado se existe previsão para a implantação em outras localidades, inclusive no Brasil, o executivo afirmou que a análise dependerá das gestões locais. “Sempre trocamos informações e o modelo holandês poderá ser levado em consideração. Mas ainda não há previsão sobre disseminação da estratégia”, apontou. O sistema, fornecido pela britânica VoiceVault, está adaptado para o idioma holandês, e precisaria passar por reformulações para ser implantado em outros países.
O uso da biometria para a identificação de pessoas já é realidade e é pouco provável que outro conceito a substitua. O constante avanço das tecnologias de comunicação faz com que haja cada vez mais interação entre as pessoas e aumente a utilização de serviços, principalmente os que estão ligados ao setor financeiro. O fato é que à medida que o acesso à informação aumenta, parece haver a mesma proporção em golpes. Além disso, deve-se considerar que a biometria também pode representar uma comodidade ao usuário, uma vez que está se tornando insuportável ter uma senha para cada serviço utilizado em nosso cotidiano.
...o número do seu nome, o sinal...
Identificador por geometria de mão: a foto abaixo mostra um dispositivo que faz identificação por meio de geometria de mão. Seu funcionamento é simples: o indivíduo digita um número único (número de funcionário, número de matrícula ou qualquer outro) e, em seguida, posiciona sua mão em um painel. Este possui pinos que indicam onde cada dedo deve ficar posicionado. Com isso, a posição da mão sempre vai ser a mesma e assim o aparelho consegue medir sua geometria e comparar com os dados gravados em seu banco de dados. Esse tipo de aparelho pode ser aplicado, por exemplo, em catracas e no controle de abertura de portas. Alguns dispositivos aceitam o uso de cartões (como crachás) ao invés da digitação de números, o que tem como vantagem a possibilidade do usuário não ter que decorar uma combinação, e como desvantagem o risco de perda do cartão;
...ou o nome da besta (Apocalipse 17:13)
Voz: a identificação por voz funciona através da dicção de uma frase que atua como senha. O usuário deverá informar a um reconhecedor a tal frase sempre que for necessário sua identificação. O entrave dessa tecnologia é que ela deve ser usada em ambientes sem ruídos, pois estes podem influenciar no processo. Além disso, se o indivíduo estiver rouco ou gripado sua voz sairá diferente e poderá atrapalhar sua validação. Por esta razão, a identificação por voz ainda é pouco aplicada;
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